Pesquisadores que contribuem para o desenvolvimento de pesquisas entre laboratórios.

Aline Fonseca

Professora adjunta da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e atua no Programa de Pós-graduação em Linguística da UFJF. É membro do Núcleo de Estudos em Aquisição da Linguagem e Psicolinguística (NEALP/UFJF) e colaboradora do Laboratório de Psicolinguística Experimental (Lapex/UFRJ). Realizou pesquisa de pós-doutorado na Morehead State University (USA) e na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) entre 2018 e 2019. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Psicolinguística e Fonologia, atuando principalmente nos seguintes temas: interface sintaxe/prosódia, processamento linguístico, fonologia prosódica, fonologia entoacional e Português como L2 para estrangeiros.

Kátia Abreu

Doutora em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009), mestre em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004). Graduou-se em cursos de Licenciatura em Letras (Português-Literaturas) pela Universidade Federal Fluminense em 1996 e em Letras (Português-Inglês) pela Faculdade Niteroiense de Educação, Letras e Turismo em 1988. Atualmente é Professor Adjunto de Linguística 40h/DE da FFP/UERJ e Coordenador do Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS (gestão 2019-2021) da UERJ. No ensino de nível superior, atua no Departamento de Letras da FFP-UERJ, em cursos de graduação em Letras, no curso de Especialização de Língua Portuguesa e é membro do Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS). A experiência no magistério estende-se como Professor Efetivo na Prefeitura de São Gonçalo, onde atuou da Alfabetização até o 9º ano. Além das atividades em sala de aula, coordenou o Centro de Línguas da Prefeitura Municipal de São Gonçalo. Na pesquisa, tem se dedicado às áreas de Morfologia, Psicolinguística Experimental e Leitura. É membro (pesquisador) do Grupo de Pesquisa “Formação de Professores, linguagens e justiça social” (FFP-UERJ-CNPq). É pesquisador no Laboratório de Psicolinguística Experimental (LAPEX -UFRJ) e é professor colaborador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguística Teórica e Experimental (GEPEX-UFF). “

Maria do Carmo Lourenço-Gomes

Mestre (2003) e Doutora (2008) em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. É licenciada em Fonoaudiologia (1995) pela Universidade Católica de Petrópolis (UCP) com especialização em Distúrbios da Comunicação Humana (1999) pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Foi bolsista da CAPES (Mestrado) e do CNPq (Doutoramento) e recebeu da CAPES uma bolsa de estágio no exterior na City University of New York (2005). Desde 2009, é pesquisadora, primeiro no Centro de Linguística da Universidade de Lisboa-CLUL (2009-2014) e, atualmente, no Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho-CEHUM (2015-presente). É professora em disciplinas de licenciatura e pós-graduação e orienta alunos de mestrado e doutorado. Maria do Carmo participou em projetos financiados no Brasil e em Portugal, e desenvolve atualmente o projeto Assessing participants’ actions and time in performing acceptability judgment tasks through a dedicated web-based application (FCT-CEECIND/04331/2017, CEHUM). É coautora e coordenadora do projeto EFFE-On: Online corpus of writing and speech of children in the first years of schooling (ISLRN: 716-103-425-482-9, CLUL). Os seus tópicos de pesquisa têm sido principalmente sobre processos cognitivos na compreensão e produção da linguagem, metodologia de investigação, habilidades de leitura e escrita em crianças, Linguística e Educação, literacia acadêmica e metodologias de experimentação baseadas na web.
Link institucional: http://cehum.ilch.uminho.pt/researchers/65
currículo: https://www.cienciavitae.pt/portal/4112-DF08-7BF1

Juliana Novo Gomes

Professora visitante de Linguística da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Pesquisadora da Universidade do Minho (FCT/CeecInd 2018). É membro dos Laboratórios Acesin (UFRJ) e Laprol (UFPB) e, colaboradora dos Laboratórios Lapex (UFRJ). Foi PósDoc Cnpq/ UFRJ na área de Neurociência da Linguagem (Acesin/Lapex). Se interessa pela linguagem pelos ângulos da cognição, descrição e processamento. Atua especialmente com processamento linguístico na interface sintaxe-semântica com métodos online, como Eletroencefalografia (EEG). Tem trabalhos nas áreas de Psicolinguística, Teoria e Análise Linguística e Aquisição de Linguagem.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/6301236099786831

Daniela Garcia

Professora adjunta de inglês no Departamento de Anglo-germânicas da Faculdade de Letras, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e coordenadora do laboratório de Línguas de Sinais e Orais em Psicolinguística e Aquisição (SOPA). Atua como orientadora no Curso de Línguas Aberto à Comunidade (CLAC) e é membro titular do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso de Português-Inglês da UFRJ. Mestre e Doutora em Linguística pela UFRJ (CAPES).  Foi pesquisadora visitante (CAPES-Fulbright) no Laboratório de Neurolinguística da Universidade de Nova York (NYU).  Interesses de pesquisa: processamento de palavras, processamento da leitura e aquisição de L2.

Luciana Mendes

Doutora e Mestre em Linguística pela UFRJ (2015/2008), Especialista em Linguagem e Fonoaudiologia Educacional pelo CFFa, Especialista em Reabilitação Aplicada a Neurologia Infantil pela UNICAMP (2005); Pós-graduada em Educação Especial Inclusiva pela UGF (2009); Graduada em Fonoaudiologia pela UFRJ (2000). Foi professora substituta de linguagem na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) de 2008 a 2010. Foi fonoaudióloga da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro entre 2010 e 2014. É fonoaudióloga na UFRJ, atuando no Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira (IPPMG) e da clínica Lexus. Tem experiência na área de Fonoaudiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: promoção e prevenção em saúde; linguagem, seja no desenvolvimento ou nos transtornos da mesma; aprendizagem e seus desvios; psicomotricidade; interdisciplinaridade e transtornos do desenvolvimento e interação social. Compõe o núcleo de segurança do paciente do IPPMG (NSP-IPPMG) desde agosto de 2019.

Michelle Calil Alves

Professora adjunta de Linguística na Universidade Federal do Acre. Doutora e mestre em Linguística pelo Programa de Pós-graduação em Linguística da UFRJ na linha Linguagem, Mente e Cérebro. Foi pesquisadora visitante Fulbright no laboratório de Ciência da Linguagem da Universidade de Maryland durante o estágio de doutorado sanduíche. Defendeu a primeira tese de doutorado que investigou o papel dos traços de concordância de gênero na retomada dos antecedentes pronominais na memória em português brasileiro. Defendeu a primeira dissertação de mestrado no Brasil utilizando a técnica de rastreamento ocular (eye-tracking) para investigar a correferência no português brasileiro. Atua no LAPEX desde 2012.